terça-feira, 3 de novembro de 2009

Perguntas e Respostas


O que são fertilizantes orgânicos ?
São fertilizantes (ou adubos) de natureza orgânica, ou seja, obtidos de matérias-primas de origem animal ou vegetal, sejam elas provenientes do meio rural, de áreas urbanas ou da agroindústria. Os fertilizantes orgânicos podem ou não ser enriquecidos com nutrientes de origem mineral (não orgânica), podendo ser divididos em quatro tipos principais:
• Fertilizantes orgânicos simples.
• Fertilizantes orgânicos mistos.
• Fertilizantes orgânicos compostos.
• Fertilizantes organominerais.

O que é composto orgânico?
Composto orgânico é o produto final da decomposição aeró- bia (na presença de ar) de resíduos vegetais e animais. A compostagem permite a reciclagem desses resíduos e sua desinfecção contra pragas, doenças, plantas espontâneas e compostos indesejáveis. O composto orgânico atua como condicionador e melhorador das propriedades físicas, físico-químicas e biológicas do solo, fornece nutrientes, favorece o rápido enraizamento e aumenta a resistência das plantas.
 
Como é feito o composto orgânico?
O composto orgânico é feito com resíduos vegetais, ricos em carbono (galhos, folhas, capim e outros), e resíduos animais, ricos em nitrogênio (esterco bovino, de aves e de outros animais, cama de aviário de matrizes, dentre outros). Quando se dispõe apenas de materiais pobres em N, como cascas de pínus, árvores velhas e capins, estes devem ser alternados com camadas de resíduos de leguminosas.

A escolha da matéria-prima é importante para maior eficiência da compostagem. A relação carbono/nitrogênio (C/N) inicial ótima (de 25–35:1) pode ser atingida com o uso de 75 % de restos vegetais variados e 25 % de esterco. Esses resíduos, vegetais e animais, são dispostos em camadas alternadas formando uma leira ou monte de dimensões e formatos variados.

O formato mais usual é o de seção triangular, sendo a largura comandada pela altura da leira, a qual deve situar-se entre 1,5 m e 1,8 m. À medida que a pilha vai sendo formada, cada camada de material vai sendo umedecida com água, tomando-se o cuidado para que não haja escorrimento. A pilha deve ser revirada (parte de cima para baixo e parte de dentro para fora) aos 15, 30 e 45 dias. No momento das reviradas, o material deve ser umedecido para que a umidade fique em torno de 50 % a 60 % (na prática, atinge-se esse teor de umidade quando o material transmite a sensação de úmido ao ser tocado com as mãos, e, ao ser comprimido, não deixa escorrer água entre os dedos e forma um torrão que se desmancha com facilidade).

Para manter a umidade ideal, a pilha deve ser coberta com palhas, folhas de bananeira ou lona de plástico. O local deve ser protegido do sol e da chuva (área coberta ou à sombra de uma árvore).

O que é biofertilizante?
É o material líquido resultante da fermentação de estercos, enriquecido ou não com outros resíduos orgânicos e nutrientes, em água. O processo de fermentação pode ser aeróbico (na presença de ar) ou anaeróbico (na ausência de ar). Os biofertilizantes podem ser aplicados via foliar, diluídos em água na proporção de 2 % a 5 %, ou no solo, via gotejamento. A forma como o biofertilizante atua nas plantas ainda não é completamente esclarecida e merece ser melhor estudada. Apresenta efeitos nutricionais (fornecimento de micronutrientes) e fitossanitários, atuando diretamente no controle de alguns fitoparasitas por meio de substâncias com ação fungicida, bactericida ou inseticida presentes em sua composição. Parece atuar equilibrando e tonificando o metabolismo da planta, tornando-a mais resistente ao ataque de pragas e doenças. Entre os biofertilizantes mais conhecidos destacam-se:
• Supermagro.
• Agrobio.
• Biofertilizante líquido (Vairo).

Qual o tamanho do mercado brasileiro de hortaliças produzidas no sistema orgânico?
Estimativas recentes dão conta de que o mercado brasileiro de produtos orgânicos movimente US$ 300 milhões por ano e de que as hortaliças possam representar 60 % desse total. Atualmente, em todas as grandes cidades brasileiras existe um mercado potencial para produtos orgânicos.

Que fatores encarecem as hortaliças do sistema orgânico?
Existem vários fatores de produção que tendem a aumentar os preços dos produtos orgânicos:

• Menor produtividade e escala de produção em relação à convencional.
• Falta de pesquisa e de tecnologia apropriada.
• Falta de assistência técnica adequada e de investimentos por parte dos produtores.
• Demanda maior que a oferta.
• Custos adicionais de mão-de-obra, da certificação, da administração do empreendimento e de ensaios tecnológicos feitos pelos próprios produtores.
• Falta de tecnologias de produção em determinadas regiões, entre outros.

Como ampliar o mercado para produtos orgânicos no Brasil?
O Brasil tem um mercado interno muito dinâmico e que pode ser melhor explorado tanto para hortaliças in natura como para produtos processados. Uma boa maneira de conhecer melhor as demandas de outras regiões é viajar e visitar pontos de venda de produtos orgânicos, como supermercados, ‘sacolões’ e lojas de produtos naturais. A participação em feiras especializadas em produtos orgânicos, como a Bio Brazil Fair, a BioFach América Latina, feiras de produtos da agricultura familiar e outros eventos de promoção da agricultura orgânica, também é muito importante para conhecer novas tendências e estabelecer novas relações comerciais.

Por Jéssica Oliveira


Um comentário:

  1. Vale ressaltar que para ampliar o mercado brasileiro, é necessário que o governo incentive este tipo de cutivo, baixando os custos para quem optar por ser produtor orgânico. Claro, isso não significa aumentar para os outros, mas apenas dar um pequeno "empurrão" rumo a uma alimentação mais saudável entre os brasleiros. Afinal, uma boa alimentação atrai mais conhecimento, já que com o "saco cheio e nutrientes" todo ser humano é capaz de aprender e ter um bom rendimento.
    A má alimentação é uma das causas da má educação no Brasil. Um fator problema sempre leva a outro. Como em uma pilha de dominós, onde se um cai, todos caíram.
    Ajudar a melhorar o mercado orgânico, fazer isso chegar a mesa dos brasileiros, melhora a educação e assim o desenvolvimento geral do nosso país.

    Luiz Gustavo Kaussinis Jang

    ResponderExcluir